Grupos de Conexão

Grupos de Conexão

A Visão (em 3 partes)

Parte I- Conexão com Deus A ideia de estabelecer conexões, naturalmente, começa com nosso relacionamento com Deus. Nós temos de conectar com Deus intimamente antes de qualquer coisa. Nosso relacionamento com Deus irá então nos guiar e fortalecer  para qualquer tarefa. Nós ansiamos ver as pessoas se conectando com Deus de forma profunda através de nossa igreja. Depois disto a conexão continua com a comunhão. Nós desejamos ver verdadeira comunhão entre os Cristãos, onde eles possam ter profundos e significativos inter-relacionamentos para fortalecerem uns aos outros em sua fé em Jesus Cristo e se apoiarem nos momentos de fraqueza. Nós queremos compartilhar nossas vidas assim como a igreja primitiva fez, encontrando-nos regularmente para uma sólida conexão.

Parte II- Conexão com a Igreja: Nós também desejamos ver uma conexão de cada indivíduo com a igreja. Isto significa que as pessoas não estão apenas frequentando a igreja regularmente, mas também sendo parte do que ela está fazendo; como envolvimento em pequenos grupos, participando em eventos e projetos; encontrando meios para usar seus dons para servir ao Senhor. Também muitas pessoas vão à igreja inconsistentemente ou mesmo de forma consistente, mas não servem de modo algum. Eles não têm conexão verdadeira com a igreja e consequentemente não cumprem por completo a vontade de Deus para suas vidas. O resultado é uma igreja fraca e vidas pessoais que não são tão significativas como deveriam ser. Através de conexão real com os outros e com a igreja as pessoas fortalecerão a igreja e serão abençoadas com a verdadeira satisfação, pois estarão cumprindo a vontade de Deus para suas vidas.

Parte III- Conexão com Pessoas: A parte final desta ideia de conexão é compromisso. Conectar com a igreja e com as pessoas que fazem parte dela envolve um compromisso real. Na nossa sociedade consumista os indivíduos estão sempre pensando que situação é mais vantajosa. Isto não é de todo errado. As pessoas precisam encontrar a igreja que é mais adequada para elas. Mas assim que as encontram, elas precisam estabelecer um compromisso com ela e seus membros. Sem esse comprometimento as pessoas acabam “pulando” de igreja em igreja e assim que as coisas não funcionem do jeito que elas gostam, elas mudam para a próxima igreja na expectativa de que as condições serão melhores. Esta constante troca causa uma quebra nos relacionamentos no corpo de Cristo e impede o desenvolvimento da maturidade Cristã. Ao invés de lidar com os problemas e questões entre os membros da igreja, as pessoas acham mais cômodo correr para uma nova igreja. Nós buscamos pessoas comprometidas: comprometidas com Cristo, com Seu povo e Sua Igreja.

A Ideia – A Calvary Curitiba vai começar novos grupos pequenos para facilitar a conexão na nossa igreja, ajudando as pessoas a conhecerem melhores umas às outras e à Calvary. Esses grupos vão ser chamados Grupos de Conexão. A gente que usar esses grupos para ajudar pessoas novas a se conectarem com a igreja. Também a gente quer ajudar pessoas que já estão na igreja a desenvolverem relacionamentos mais fortes.

O que não é – Isso não é uma célula. Isso é importante porque não existe pressão nenhuma para crescer ou multiplicar. Ninguém vai ser forçado a ser líder de um grupo, e ninguém vai ser líder se não estiver pronto para fazer isso.

Como funcionará – Os grupos serão formados por 3 a 5 pessoas (grupos só de homens e grupos só de mulheres). Se o grupo aumentar para 6 pessoas, ele vai ser dividido em dois grupos de 3. Essa ideia é para manter intimidade e dar tempo para cada um falar.

Tempo: Os grupos vão reunir por um tempo entre uma a duas horas, uma vez por semana.

Ordem: Tempo na Palavra, tempo de compartilhar sobre, tempo para pedidos de oração e tempo de oração.

Limites: Cada pessoa vai ter 20 minutos para falar sobre o que ela aprendeu aquela semana na Palavra, o que está acontecendo na vida dela e fazer pedidos de oração, sem interrupção dos outros membros enquanto ela estiver falando. Para os grupos que tem menos tempo para se reunir cada pessoa vai falar 15 minutos. Depois que todo mundo compartilhou, vai ter um tempo de oração por todos os pedidos.

Palavra de Deus: Cada grupo vai ler alguns capítulos do Evangelho de Mateus durante a semana no tempo pessoal. Quando o grupo se reunir, cada pessoa do grupo vai compartilhar sobre o que ela aprendeu na Palavra.

Mobilidade: Para facilitar a participação de todos, os grupos serão preferencialmente formados por pessoas que moram ou trabalham perto umas das outras. Assim, essas reuniões poderão acontecer também em horários de almoço, ou antes, ou após o trabalho, se o grupo quiser. O objetivo é que as pessoas não desistam de participar porque o lugar que irão participar é longe de sua casa ou trabalho.

Possibilidades dos Grupos – Os grupos vão ser formados para começar em fevereiro de 2018, depois do Carnaval. Quando alguém novo vier para nossa igreja e desejar participar de um grupo, a gente vai encaminhá-lo para um dos grupos já formados. O grupo vai ser uma forma para conectar a pessoa nova com a nossa igreja.

Também as pessoas do grupo podem convidar alguém novo para o seu grupo, e até convidar pessoas que não vêm para nossa igreja (provavelmente não será a melhor ideia convidar alguém que já está frequentando outra igreja; a gente não quer que as outras igrejas pensem que a Calvary está tentando “roubar” seus membros). Se alguém tem um amigo ou colega que está interessado em participar, pode convidá-lo sem problemas.

Também é possível convidar pessoas não salvas para o seu grupo. Mas tome cuidado com isso porque se as pessoas não estiverem bem interessadas em Deus, o grupo pode assustá-las. Mas se a pessoa estiver interessada em Deus e já começou a buscá-Lo um pouco, o grupo pode ser uma experiência legal e pode ajudá-los a conhecer a Jesus como o seu Senhor e Salvador. As sempre sejam gentis com as pessoas não Cristãs.